Como se defender das picadas de mosquito

O verão é a estação ideal para relaxar e aproveitar programas ao ar livre. Infelizmente, essa também é a estação perfeita para os mosquitos, que representam uma grande ameaça a toda a diversão que o verão proporciona. Como se o incômodo das picadas não fosse o suficiente, há também o comichão causado por elas, o que torna tudo ainda pior.

Se você já se pegou imaginando o que fazer para aliviar a coceira de uma picada ou mesmo o que faz essas ferroadas coçarem tanto, aqui vão algumas informações essenciais para seu próximo verão:

1. O que causa a coceira:
A probóscide, nome dado ao “bico” do mosquito, após perfurar a pele, começa a vasculhar a área em busca de um vaso sanguíneo. Quando consegue localizá-lo, o mosquito suga o sangue com tanta força que acaba até mesmo rompendo vasos sanguíneos menores. Apesar dessa aparente brutalidade, o que realmente faz com que a picada coce é a saliva. Quando os vasos sanguíneos são lesionados, seu corpo se defende por meio da coagulação, o que pode diminuir o diâmetro dos vasos e criar uma crosta no local da perfuração.

Como isso não é nada interessante para um mosquito que precisa vasculhar o corpo à procura de um vaso sanguíneo ideal, uma saliva repleta de anticoagulantes, outras proteínas e enzimas é liberada pelo inseto no momento da picada. Muitas pessoas são alérgicas aos componentes da saliva, e isso resulta em coceira e inchaço.

2. O que fazer para aliviar os sintomas:
É importante ter em mente que não existe uma solução mágica. No entanto, o uso de creme de hidrocortisona, loção de calamina ou uma pedra de gelo pode contribuir para o alívio imediato. Se você ainda busca a forma perfeita de não sofrer com picadas, a resposta é prevenção.

3. Dicas para prevenir picadas de mosquito:
Se os mosquitos são capazes de causar coceiras e inchaços terríveis (e já que é tão difícil obter um resultado realmente eficaz no alívio dos sintomas), o melhor é mesmo a prevenção. A prevenção depende de ações realmente muito simples:

– Use repelentes. Os produtos que contêm DEET e Picaridin são os mais eficazes e, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, sua segurança é confirmada pela CDC (Coordenadoria de Controle e Prevenção de Doenças).

– Use roupas adequadas. Apesar de o verão ser uma estação quente, quanto menos exposta estiver sua pele, mais seguro você estará. Há diversas opções de roupas mais compridas e, ao mesmo tempo leves o suficiente para manter seu bem-estar.

– Proteja sua casa. Se você precisar abrir janelas para se refrescar, certifique-se de ter uma boa tela instalada em todas elas. Além disso, manter seu quintal limpo, arrumado e o mais livre possível de poças e vasos com água parada é uma boa estratégia para evitar que os mosquitos se acomodem

© Copyright - Dedetizadora RJ