Curiosidades sobre os percevejos de cama

Os percevejos-de-cama têm sido bastante mencionados pela mídia, especialmente nos últimos anos, o que nos leva a pensar que já sabemos tudo sobre eles. Trata-se de um inseto que se alimenta de seres humanos enquanto eles dormem, causam coceiras e inchaços vermelhos e são realmente muito difíceis de serem removidos. No entanto, há muitas outras curiosidades que nem sequer imaginamos sobre esse inseto e que podem ser bastante surpreendentes. Aqui vão algumas:

1. Percevejos-de-cama são muito espertos.

Os instintos de sobrevivência deles são incríveis. Eles são capazes de ficar fora da vista de todos durante o dia, escondendo-se em fendas de colchão, molas, rodapés, atrás de interruptores elétricos, em molduras e até mesmo por trás do papel de parede. Mas, à noite, eles saem de seus esconderijos atraídos pela maior quantidade de dióxido de carbono que exalamos quando estamos dormindo e fazem seu trabalho sem que ninguém perceba.

2. Percevejos-de-cama são resistentes.

Estas pragas podem viver por vários meses sem uma refeição de sangue. Isso significa que eles podem permanecer em móveis, sacos e malas por um longo tempo até que estejam perto de um hospedeiro humano novamente. Além disso, os percevejos ainda podem sobreviver a temperaturas de quase zero até 122°. Por tudo isso, essas pestes devem ser tratadas por um controle de pragas profissional, que é a maneira mais eficaz de tratar uma infestação.

3. Percevejos-de-cama podem viver em qualquer lugar.

É comum, quando se fala desse inseto, imaginar logo um quarto de hotel. No entanto, percevejos-de-cama podem viver em casas, apartamentos, hospitais, dormitórios de faculdade, edifícios de escritórios, escolas, ônibus, trens, cinemas, lojas de varejo e em qualquer lugar por onde os seres humanos passem.

4. Eles não invadem apenas locais urbanos.

O mais comum é que se pense que os insetos estão sempre onde há grande número de hotéis e demais alojamentos – pelos quais eles são tão conhecidos. Apesar de a incidência de percevejos ser três vezes maior nas áreas urbanas do que nas áreas rurais, devido a fatores como o tamanho da população maior, o hábito de se viver em apartamentos e o aumento da mobilidade, que são propícias à propagação rápida e à reprodução de percevejos, pesquisas mostram que também há grande incidência dessas pragas em áreas afastadas da cidade.

5. Os percevejos-de-cama poderiam ser anestesistas graduados.

Essa é uma curiosidade muito interessante, pois responde uma pergunta muito comum quando o assunto é percevejo-de-cama: como esses insetos conseguem fazer tudo o que fazem sem sequer acordarem o hospedeiro humano do qual se alimentam? Bem, a saliva dos percevejos é dotada de componentes que atuam como um anestésico e promovem o aumento do fluxo sanguíneo no local da picada. O processo de alimentação deles, assim, se torna mais rápida, eficaz e quase indolor.

Após a alimentação, os insetos se deslocam a lugares isolados e se escondem durante alguns dias. Durante este tempo, eles não se alimentam, apenas digerem sua refeição, se reproduzem e põem ovos.

© Copyright - Dedetizadora RJ